terça-feira, 25 de novembro de 2008

Cardeal-Vermelho

NOME COMUM: Cardeal-vermelho
NOME EM INGLÊS: Cardenal
NOME CIENTÍFICO: Richmondena cardinalis
FILO: Chordata

CLASSE:Aves

ORDEM: Passeriformes
FAMÍLIA: Fringilidae
COMPRIMENTO: 22 cm FILHOTES: 2 a 5 ovos por ninhada INCUBAÇÃO: 12 dias

Além de possuir um repertório bem variado de cantos complexos, o cardeal é um músico incansável: o macho canta de janeiro a novembro, enquanto a fêmea, que também é boa cantora, canta a partir de março, quando começa a estação de acasalamento.

Espalhado pela zona temperada dos Estados Unidos e do México, o cardeal-vermelho freqüenta os bosques e jardins. Sua bela plumagem e a alegria do canto animam as pessoas a preparar-lhe viveiros especiais para o inverno. Por isso, ele migra cada vez menos para o sul, e seu habitat natural se estende pouco a pouco para o norte.

Tão notável quanto o colorido é o grande bico do cardeal, e sobretudo a crista que orna a parte dianteira de sua cabeça. O ninho consiste em uma taça mais ou menos fechada feita de ramos, folhas e capim. Como a fêmea pode ter três ou quatro ninhadas por ano, ela precisa construir um segundo ninho para chocar, enquanto o macho alimenta a ninhada precedente. Tratados com uma substancial dieta de insetos, os filhotes crescem depressa e deixam o ninho depois de 10 dias.

0 comentários: